sábado, 30 de maio de 2009

Mulher ...uma Jóia Cintilante



“O seu valor muito excede ao de rubis.”

(Provérbios 31:10b)

A mãe do rei Lemuel, mulher sábia, aconselhava seu filho sobre o tipo de mulher que é bela aos olhos de Deus. A lição que ela dá ao filho, enfatiza as muitas qualidades que uma mulher virtuosa tem e, agora, ela a compara a rubis, a pedras preciosas, a finas jóias dizendo:

“O seu valor muito excede ao de rubis”.

O rubi é uma pedra de cor vermelha, muito preciosa. Os rubis grandes, por serem raros, são considerados mais valorosos do que diamantes com o mesmo peso. A mulher virtuosa é, realmente, de muitíssimo valor e muito rara. Você, como filha de Deus, não quer estar incluída no rol de “mulheres virtuosas? De mulheres cujos valores excedem ao de rubis?Na verdade, a vida em Israel, no tempo desta mulher, era difícil, árdua mas ela, para seu marido, para seus filhos, para seus servos... era uma jóia rara, um tesouro de muito valor.

Como Ser Bela

A minha responsabilidade como filha de Deus, como mulher virtuosa que desejo ser é “levar beleza à vida de meu marido e de meus filhos à medida que lutamos juntos para sobreviver.” Mesmo quando estiver passando por momentos difíceis de tristeza e de luta, devo iluminar o meu lar com a força e a graça que, pela fé, estou adquirindo de Deus, diariamente.Se desejo de todo o coração ser este rubi, esta fina jóia, então devo deixar o Deus que me criou, me lapidar, diariamente, para que o meu brilho se intensifique cada vez mais e eu possa iluminar tanto minha vida quanto a daqueles que me cercam – meu marido, meus filhos, meus pais, irmãos...

Para que eu seja uma mulher bela aos olhos de Deus, uma fina jóia, um rubi, tenho que estar atenta às seguintes sugestões:

1. Aperfeiçoe sua habilidade Preciso aprender e aumentar meu conhecimento sobre como dirigir melhor o meu lar. Cuide do lar – Saber cuidar do lar é um dom que todas nós deveríamos ter. Mas, se não o temos, devemos pedir a Deus que nos transforme para que possamos ter mais esta característica que é própria da mulher bela a Seus olhos.Hoje em dia, saber cuidar do lar é coisa rara entre as mulheres que estão mais preocupadas em trabalhar fora e esquecem da sua função de dona de casa, de mãe e de esposa.
Administre o dinheiro A mulher virtuosa, a que é bela aos olhos de Deus, a que é mais preciosa que o rubi, é, também, parcimoniosa, econômica. Ela sabe pagar contas (e as paga em dia, evitando multas), sabe controlar talões de cheque, conferir extratos bancários, transferir uma aplicação que está na poupança para uma aplicação que está rendendo melhor, sabe lidar com cartões de crédito... Ufa! Esta, também, é outra característica digna de uma mulher virtuosa, bela aos olhos de Deus.
Administre o tempo – Em Efésios 5:16 o Senhor nos diz que devemos remir o tempo.“Administrar o tempo diligentemente é a chave para dirigir o lar (e a vida!) com tranqüilidade.”Que tal planejarmos, diariamente, o que vamos fazer? Se você não sabe planejar o seu dia, então, procure ler livros sobre o assunto ou converse com mulheres que são eficazes nesta área.

2. Desenvolva habilidade emocional –A mulher sábia tem auto-controle. E, para que eu alcance este alvo de me tornar uma mulher bela aos olhos de Deus, tenho que tratar as pessoas que estão, ou não, em contato diário comigo, com amabilidade, doçura e respeito.A mulher rixosa, sem auto-controle, mal-humorada é para o marido“como podridão nos seus ossos” (Provérbios 12:4). E, também, para ele “é melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira uma mulher briguenta.” (Provérbios21:9).Que tal eu e você, agora, fazermos uma auto-análise e vermos se somos, ou não, este tipo de mulher? Se descobrirmos (se é que já não sabemos!) que, realmente, somos esta mulher nada agradável (Deus pode; através da Palavra ou dando a você certeza em seu coração) devemos orar ao Senhor, agora, sem perda de tempo, para que Ele mude esta nossa índole, mude o nosso caráter:
Domine a arte de ser tolerante – Somente com a ajuda de Deus é que posso dominar esta característica que deve fazer parte da vida da mulher virtuosa – esta que eu quero ser.Realmente, ser uma mulher tolerante é ser resignada, é ser como um soldado quando está marchando que, mesmo com dificuldades na jornada, continua marchando.A Palavra de Deus diz: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13).Que bom saber que posso enfrentar mais um desafio com a força que Cristo me dá!
Domine o seu temperamento Muitas de nós possuem um “pavio curto”, não têm auto-controle, são “cabeças-quentes”. Mulheres belas aos olhos de Deus com estas características? Com certeza, esta é uma área muito difícil de ser mudada, mas não impossível! Graças a Deus Provérbios 21 nos diz: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o inclina a todo o seu querer.” Nós não somos o rei mas somos filhas do Rei e nosso coração também está nas mãos do Senhor que poderá mudá-lo.Quando se refere a temperamento, a Palavra de Deus nos diz o seguinte sobre a mulher que é forte:“.
Ela tem ânimo sereno (Provérbios 14:30)..
Ela sabe como esperar (Provérbios 19:2)..
Ela não discute (Provérbios 19:11)..
Ela tem domínio próprio (Provérbios 25:28).”
Aos nossos olhos, a mulher com todas estas características é realmente um sonho mas um sonho que é possível de ser alcançado. E esta nossa maneira de pensar está errada, pois Deus, com certeza, irá nos ajudar se colocarmos em nossos corações o desejo de mudar. Trabalhemos “dia após dia, incidente após incidente, desafio após desafio, durante a vida toda para incutir em nós a divina beleza, um reflexo de Sua imagem.
Domine sua língua Eu e você desejamos, do fundo do nosso coração, nos tornar belas aos olhos de Deus. Mas como nos tornarmos essa mulher se não controlamos a nossa língua, se não somos sábias para dominá-la?
Se seguirmos de todo o coração e de toda a nossa vontade os conselhos que o Senhor nos dá no livro de Provérbios, seremos capazes de atingir o nosso alvo. Especificamente, o que precisamos fazer?“.
Falar menos (Provérbios 10:19) [Isto é, realmente, difícil, não é?].
Falar só depois de meditarmos sobre o que vamos dizer (Provérbios 15:28).[Outra coisa também muito difícil!]. Falar só o que é doce e agradável (Provérbios 16:21 e 24).[Com a ajuda do Senhor vamos conseguir!]. Falar só o que é bom e sábio (Provérbios 31:26).”

A mulher de Provérbios

Mulher virtuosa, quem a pode achar?
Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas.
O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.
Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos.
É como os navios do negociante; de longe traz o seu pão.
E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento
à sua casa, e a tarefa às suas servas.
Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha
com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Prova e vê que é boa a sua mercadoria;
e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, e as suas mãos pegam na roca.
Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos.
Não tem medo da neve pela sua família; pois todos os da sua casa
estão vestidos de escarlate.
Faz para si cobertas; de linho fino e de púrpura é o seu vestido.
Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta entre os anciãos da terra.
Faz vestidos de linho, e vende-os, e entrega cintas aos mercadores.
A força e a dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro.
Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.
Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo:
Muitas mulheres têm procedido virtuosamente,
mas tu a todas sobrepujas.
Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na
nas portas as suas obras.

Mulheres deixemos que Ele trabalhe e lapide cada pedaço nosso. Deixemos que Ele tire de nós todos os defeitos para que possamos brilhar tendo todas as nossas habilidades aperfeiçoadas, nossa estabilidade emocional controlada.Confiemos no Senhor e coloquemos diante d’Ele: nossos defeitos, nossa ansiedade em não sucumbir diante de problemas, para que brilhemos cada dia mais como uma jóia fina, e que o nosso valor exceda ao de rubis.



Um comentário:

Vânia...Friend forever disse...

VIDA C/ CRISTO É UMA VIDA EQUILIBRADA!!!
“Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.” (2 Timóteo 2:19)
Nas palavras de Paulo dirigidas à Timóteo, notamos a importante recomendação do apóstolo para todo aquele que segue a Jesus Cristo, procure viver longe de qualquer “iniquidade”.
A palavra “iniquidade” é derivada da palavra “equidade” que significa igualdade, retidão e justiça. Logo, “iniquidade” significa o contrário: desigualdade, mau procedimento e injustiça.
No mundo de hoje, os seguidores de Jesus Cristo vivem num grande dilema: como pôr em prática instruções Bíblicas concernente ao modo de vida, numa sociedade tomada pelo individualismo e avesso à qualquer tipo de norma e respeito à autoridades?
Sabemos que Jesus Cristo nos libertou do mundo, da morte eterna, do poder do pecado e das garras de satanás. Ele nos chamou para sermos livres e fez conosco uma nova aliança com o Seu sangue e sepultou o velho concerto regido pela lei.
Porém à luz da Palavra, podemos afirmar que há limites sim, impostos pela Bíblia para um povo que decidiu viver debaixo do senhorio de Cristo. Não um limite imposto por força e legalismo, mas os limites da própria graça divina que nos faz obedecer às determinações do Senhor: “e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Romanos 6:18)
No texto o apóstolo é enfático: “…qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade”. Até no Velho Testamento, vemos homens de Deus como Eliseu que se portavam de forma equilibrada entre as pessoas: “Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer. E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.” (2 Reis 4:8,9)
Notemos que aquela mulher “observava” o modo de vida do profeta, que certamente se preocupava em viver longe de qualquer coisa que denegrisse sua imagem.
O “fundamento de Deus” que é a Sua Igreja verdadeira, possui um “selo” com duas dicas que atestam a autenticidade dos verdadeiros servos do Senhor:

1- O reconhecimento de Deus àqueles que são fiéis à Sua Palavra;

2- Os que pertecem de fato à Ele, procuram viver longe de toda e qualquer deformação e desequílibrio moral, pessoal e espiritual.
O mundo prega uma vida centrada numa liberdade que está mais para “libertinagem”, onde não se respeita mais nada e nem ninguém e onde “cada um pode fazer o que quiser”.
Porém, nós que pertecemos a Jesus Cristo temos a obrigação de vigiar e nos policiar contra todo “desequílibrio” que venha a manchar o Nome de Jesus Cristo e da Sua Igreja.
É preciso andar no “equílibrio” em todos os lugares que estivermos. Seja dentro do nosso lar, na escola, no trabalho, na rua, na maneira de falar e até de se vestir. A preocupação com um bom testemunho com “os que estão de fora da Igreja”, passa pelas nossas atitudes e também pelo exterior e com certeza se faz necessário num mundo tão imoral como o atual.
É necessário seguir à risca o que o apóstolo Paulo recomenda para assim podermos ostentar o “selo” de um autêntico servo do Senhor.
Pois Jesus nos chamou para vivermos num estilo de vida de aceitação, compromisso e serviço em prol do Reino de Deus e ao cumprimento da Sua Palavra...

Uma mulher sem compromisso,sem sonhos, sem objetivos, sem coragem...é uma mulher sem transformação, sem crescimento espíritual...uma mulher de equilíbrio...é uma mulher de atitude...que faz realmente diferença...Parabéns minha amiga...vc é uma mulher de grandes qualidades,cheia de virtudes,mulher virtuosa,
prªDèbora..Mulher de: Equilíbrio...bjs my friend forever Débora ♥