segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Idoso "Sim".....Velhos " Não"

Hoje é o dia em que é comemorado o dia do IDoso e eu tive uma experiência maravilhosa pois fui convidada para minsitrar para a Melhor Idade.....foi tremendo como eu aprendi sobre esta fase que importante na vida do Homem e Mulher.




A Promessa de Uma Velhice Feliz e Frutífera

TEXTO: SALMOS 92.14:
“Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.”
Verdade Prática: A terceira idade é um tempo especial da parte de Deus para que os idosos colham com alegria os frutos das sementes plantadas na juventude.
Ancião: pessoa velha e respeitável; magistrado escolhido entre os mais velhos das tribos; normalmente os anciãos eram homens de idade madura, por isso mesmo eram chamados anciãos, velho, idoso, experiente; digno de respeito, venerável.
Idoso: quem tem bastante idade; velho

Velho: muito idoso;antigo;gasto pelo uso;experimentado,veterano ou tem certa qualidade;
Cãs:Cabelos brancos. Pv.16.31: “Coroa de [honra] são as cãs, a qual se obtém no caminho da justiça.”
“VELHINHOS” EFICIENTES, PERSISTENTES E COM PROMESSAS:
“Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes .” , consegue traduzir , muito daquilo que Deus preparou para os que tem sua vida pautada pela Palavra de Deus e podem chegar à Boa Velhice, ainda produzindo frutos, mesmo que sofram retaliações deste mundo, contudo florescem e ainda tem vigor.
Todas as coisas viventes nascem, crescem, amadurecem, se reproduzem, envelhecem e morrem (Ec 3:2). Todos nós esperamos um dia também envelhecer. Mas será que um idoso pode ter uma vida feliz e frutífera, mesmo em meio ao caos social e as injustiças sofridas em todas as esferas da sociedade moderna?
O que a Bíblia diz sobre a velhice?

Que promessas podemos observar para a terceira idade no (Sl 92:12-15)

1º O QUE É A VELHICE OU A CHAMADA “TERCEIRA IDADE”?
Segundo o dicionário Houaiss, velhice significa “estado ou condição de velho” “idade avançada, que se segue à idade madura”, “ancianidade”. A Terceira Idade é a idade da maturidade, conhecimento e experiência. Normalmente uma pessoa atinge a faixa da Terceira Idade entre os 60 e 70 anos. Porém, alguns médicos, pedagogos e psicólogos dizem que a velhice está na mente e não no corpo. Vejamos algumas frases de alguns homens célebres sobre essa fase:
a) “A ancianidade é o outono da vida” (Cícero, escritor romano)
b) “A velhice aumenta a sabedoria e dá conselhos mais amadurecidos” (Jerônimo, pensador cristão);
c) “Respeita os cabelos brancos e presta ao velho sábio aquelas mesmas homenagens que tributas a teus pais” (Fócilides, poeta grego).

2º QUAIS ASCARACTERÍSTICAS DATERCEIRA IDADE?
Muitas dificuldades surgem quando a idade vai chegando. As causas dos problemas entre os idosos podem ter origem :
a) Física - à medida que envelhecemos, nosso corpo se deteriora. Aparecem os cabelos brancos e escassos, pele enrugada, diminuição da visão, audição, olfato, paladar e tato; muito embora tais mudanças se dêem de maneira gradual.
b) Mental - Há uma diminuição na memória, criatividade, capacidade intelectual ou aprendizado de coisas novas.
c) Econômica - a aposentadoria, na maioria dos casos, é pequena e invibializa a continuidade do padrão de vida que vivia antes, provocando enormes conflitos pessoais.
d) Interpessoal e Auto-estima - conceitos errados e preconceitos na sociedade atual, tais como ”Você está ficando velho”, “Lugar de velho é no asilo”, “Velho não serve para nada”, “velho só dá despesa”, têm levado muitos que estão nessa fase a se sentirem inúteis no meio social.
e) Espiritual e Existencial - muitos, ao entrar nessa fase, temem entrar no processo de sofrimento físico, dependência dos outros e desânimo em geral. Outros temem a morte e se sentem extremamente inseguros quanto à existência ou não da vida após a morte.

3º A BÍBLIA FALA SOBRE A VELHICE?
Biblicamente, quando o homem alcança 70 ou 80 anos é considerado “Velho e farto de dias” (Sl 90:10). Mesmo nos tempos bíblicos, as pessoas velhas aparentemente enfrentavam a rejeição e frustrações. Embora fosse reconhecido que a sabedoria com freqüência crescia com a idade (Jó 12:12), é interessante notar que o salmista orou ” Não me desampares, ó Deus, até a minha velhice e às cãs”(Sl 71:18). Eclesiaste 12 talvez dê a descrição bíblica mais clara sobre a velhice, onde percebemos a descrição poética do autor ao mostrar a fragilidade do ser humano ao atingir essa idade, que tem como conseqüência a morte (Ec 12:6,7). Mas que mesmo em meio à “vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade”(Ec 12:8), o idoso pode encontrar significado na vida quando “teme a Deus e guarda os seus mandamentos”(Ec 12:13). A Bíblia ainda mostra que os velhos:
3.1. Devem ser honrados e respeitados por sua sabedoria e experiência (Lv 19:32; Pv 16:31; 20:29);
3.2. Devem ser temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor, naconstância; ensinando o que é bom,não sendo caluniadores, nem se excedendo na bebida (Tt 2:2,3);
3.3. Devem ser honrados como pais, pois a obediência a esse mandamento, trará ao filho a benção da longevidade de vida (Ef 6:3).
QUE PROMESSAS SÃO DIRIGIDAS AOS ANCIÃOS NO SALMO 92: 12-15?
No Sl 92:12-15 podemos observar algumas promessas de Deus para a Terceira Idade,
são elas:
1-“O justo florecerá como a palmeira(Saúde e resistência) (v. 12);
3º-A LONGEVIDADE DOS QUE SERVEM A DEUS

-QUANDO SOMOS PRODUTIVOS-
a-A nossa força é acrescentada-Sal.94.14
b- O nosso ânimo é fortalecido- Sl 18.32
c- O nosso físico é preservado - Sl 92.13

- QUANDO SOMOS ESFORÇADOS
a- Nossa vida é prolongada - Is 40.31ª
b- Nossa vida é restaurada - Is 40.31
c- Nossa vida é revigorada - Is 40.31
d-“Crescerá como o cedro do Líbano” (Longevidade e produção de frutos) (v.12);
3-“Plantados na casa do Senhor”(Firmeza e perseverança) (v. 13);
4-“Na velhice ainda darão frutos” (v.14; Jo 15:16);)